quinta-feira, 30 de julho de 2009

Qual a diferença entre Informática e Computação?


Até o Garfield aprendeu Informática, você também pode...

Essa é uma pergunta muito simples, e para muitos, até fácil de responder. No início da minha saga em informática, perguntei para um aluno quase formado, e ele me disse que era a mesma coisa. Nunca me esqueci disso, até conhecer o Wikipédia, que foi quem me mostrou a verdadeira diferença. Mas para quem não estuda, ou pouco sabe sobre a essência da computação (ou seria da informática), não saberia diferenciar apenas lendo os artigos do Wikipédia. Por isso, vamos ver primeiro a parte teórica:

Informática: O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

Computação: A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de entradas (inputs) e através de um algoritmo. É com isto que lida a teoria da computação, subcampo da ciência da computação da matemática. Durante milhares de anos, a computação foi executada com caneta e papel, ou com giz e ardósia, ou mentalmente, por vezes com o auxílio de tabelas, ou utensílios artesanais.

Agora vamos falar com uma linguagem bem menos técnica e mais informal. Quando falamos de "processo de tratamento da informação", falamos da programação. É o que faz um computador funcionar, softwares (sistemas que rodam no computador, como Windows, Linux, Word, dentre muitos outros) e hardwares (que são as partes físicas, teclado, mouse, placa de vídeo, mas todos os hardwares rodam pequenos programas para fazer a comunicação entre o mouse e sua mão, por exemplo): isso é a informática. Já a Computação, como a palavra já diz, computar (somar, subtrair, multiplicar, etc) significa fazer operações matemáticas. A computação é a essência da informática. Sem computação não existiria informática. Ou seja, a computação é uma parte da informática. Comparando com algo mais usual, a computação seria como a energia elétrica que passa pelos fios, e a informática é todo o resto (fiação, cabos, registradores, transformadores, etc). Eu sei que a comparação é bem grotesca, mas acredito que explica melhor para um leigo do que o artigo do Wikipédia. Não que o Wikipédia seja ruim, mas para um leigo, ou para aqueles que sabem pouco de informática, é preciso uma explicação mais usual e fácil de entender.

Espero ter ajudado no melhor entendimento nessa área que tanto está crescendo, mas para que muitos neste país ainda é uma incógnita.

2 comentários: