terça-feira, 23 de abril de 2013

O que é Bit? 0 e 1??? Não entendi nada...

Muitos artigos na Internet ensinam a transformar bit para byte, mas não explicam claramente o que é o bit e como funcionam realmente os bits. Reinicio aqui uma breve explicação sobre o conceito de bit.

Milhares de 0's e 1's que se juntam, mas o que são e como o computador lê isso?

Bit é a menor unidade de informação que um computador consegue ler. O bit recebe apenas 2 valores: 0 e 1. Tais valores são, na verdade, impulsos elétricos que, por convenção, pode ser Verdadeiro (1) ou Falso (0). Tais impulsos são facilmente enviados pelos circuitos eletrônicos, como vemos na figura abaixo: 

Circuito eletrônico de uma placa, sendo estes os caminhos que transportam conjuntos de 0's e 1's.

Mas na prática, como funcionam os bits? Darei um exemplo muito prático para o melhor entendimento de como funcionam os valores do bit (verdadeiro ou falso).
Um relógio digital tem a forma, como mostra a figura abaixo:
Relógio Digital
Como dá para perceber, cada campo númerico tem uma forma de 2 quadrados empilhados na vertical com 7 "traços" que formam o número. Então os "traços" apagados, na essência, estão com o valor 0 (ou falso), enquanto que os dois "traços" em vermelho, que formam o número 1, estão acesos e possuem o valor 1 (ou verdadeiro). Cada traço ( | ou _ ) de um relógio digital recebe um valor verdadeiro ou falso justamente para mostrar o número, para que o conjunto de números mostrados correspondam a hora.

Lembrando que 1 byte é um conjunto de 8 bits (1 caracter), ou seja, valores como 00000000, 01010101, 10101010, 11111111, 00100101 são valores de 8 bits, que correspondem a 1 byte cada um dos valores binários. Daqui por diante, valendo as transformações de bytes para Kilobytes, de Kilobytes para Megabytes, de Megabytes para Gigabytes, e assim por diante, mas essa é uma explicação para uma próxima postagem. Espero que tenham gostado da explicação dos bits. Até a próxima...

Um comentário:

  1. Muito interessante e esclarecedor o artigo. O problema, daqui para frente, vai ser olhar a hora num relógio digital e ver -além da hora- os bits dançando ao tom dos "falsos" e "verdadeiros" rsrs. Mas o que vale é a sensação intima de "saber" o que esta acontecendo, como as coisas funcionam. Valeu Professor Rodolfo!
    PedroM

    ResponderExcluir