quarta-feira, 8 de maio de 2013

Diferença entre "atalho" e "arquivo"



No decorrer da minha vida profissional, sempre me deparei com situações que parecem absurdas, mas que na verdade, são mais corriqueiras do que podia imaginar. Além de professor, também dou suporte de de informática em uma escola e situações com as que vou citar em seguida acontecem sempre: o professor vem dar aula, traz seu pen drive, e na hora de abrir o "arquivo", aparece a seguinte mensagem: 


Isso acontece justamente porque a pessoa salvou o "atalho" no pen drive, e não o ''arquivo'. Mas qual a diferença de atalho para arquivo??

Primeiro, vou falar de arquivo, para depois falar sobre o atalho. Arquivo é todo conteúdo que um computador consegue ler e/ou executar. Podem ser de vários tipos, como: arquivo de texto, arquivo de música, arquivo de foto, arquivo de vídeo, etc. Cada tipo de arquivo possui uma extensão de arquivo vinculado a ele, justamente para diferenciar os tipos de arquivos. Os arquivos de texto possuem a extensão .doc (Microsoft Office Word), .txt (Bloco de Notas). Os arquivos de áudio possuem a extensão .mp3, .wma, .ogg, etc. Os arquivos que executam programas no Windows tem a extensão .EXE, que justamente indica que ele será EXECUTADO. Geralmente, essas extensões vem ocultas no Windows por questões de segurança.

 Já o atalho, é nada mais do que um um "apontamento" para um arquivo, uma forma mais rápida para acessar um arquivo. Por exemplo. O Microsoft Office Word 2007 é um programa de editor de textos, no qual seu arquivo se encontra na pasta C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office 12. Dentro dessa pasta Office 12 tem o arquivo executável do Word 2007 chamado WINWORD.EXE, que é o arquivo que executa o programa. Mas até você abrir o Windows Explorer e seguir todo esse caminho para executar o arquivo do Word, você demoraria muito tempo até chegar no arquivos WINWORD.EXE. Então cria-se um atalho para o programa, como por exemplo, na Área de Trabalho (figura a seguir): é só seguir o Menu Iniciar-> Programas -> Microsoft Office-> Microsoft Office Word 2007. No caso da figura, o Word 2007 já estava no inicio, mas por ambas podemos acessar o programa. Após isso, é só ir com o mous, clicar com o botão direito, Enviar para --> Area de Trabalho (criar atalho). Pronto! Seu atalho do Word 2007 já está criado na Área de Trabalho.


Mas como diferenciar uma atalho para um arquivo? Simples. Um atalho possui no seu ícone uma "seta para cima", enquanto que um arquivo não possui tal seta, como se pode perceber na figura abaixo:


Algumas observações importantes devem ser levadas em conta:
Para programas, podemos excluir um atalho sem problema algum, assim como renomear. Já nos arquivos, recomenda-se JAMAIS exclui-lo ou renomea-lo, pois isto pode comprometer a utilização do mesmo;
Se você quer salvar um arquivo em um pen drive, vá em copiar e colar, não vá em Enviar para, pois você cria um atalho e não copia o arquivo;
Alguns vírus de pen drive transformam os arquivos e pastas em atalhos, ocultando os originais. Não se preocupem. Chamem um técnico para que ele salve os arquivos utilizando um programa de recuperação.

Por fim, quaisquer dúvidas, podem perguntar nos comentários. Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Gostaria de saber a diferença entre ficheiro e arquivo?!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Desculpe a demora em responder, mas a diferença entre ficheiro e arquivo é nenhuma, são a mesma coisa. Porém, usa-se ficheiro em português de Portugal, e arquivo, em português do Brasil. Abraço

    ResponderExcluir